quarta-feira, 2 de junho de 2010

LA DOLCE FIRENZE



Florença (em italiano: Firenze e em latim: Florentia) é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 371.060 habitantes. Estende-se por uma área de 102 km2, tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km². Faz fronteira com Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci, Sesto Fiorentino.

Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.

Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Neste Poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.

Na parte central da Itália, precisamente na região da Toscana, está guardada a céu aberto uma obra-prima da humanidade: a cidade de Florença ou Firenze, em bom italiano. Florença é a capital regional. O lugar é simplesmente o berço das artes, onde há a maior concentração do legado renascentista do mundo. A herança está por toda parte, não só nos monumentos, mas também na própria atmosfera. Tanto que ao dobrar cada esquina a sensação é de que, a qualquer momento, podemos esbarrar em Leonardo da Vinci, Dante, Michelângelo, Galileu ou Maquiavel, cujos espíritos devem ainda vagar por ali. Se apenas o espírito dos mestres não for suficiente, algumas de suas obras eternas estão expostas na Uffizi, uma das maiores galerias de arte da Europa. Por lá podemos contemplar peças como “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli; “Adoração dos Magos”, de Leonardo da Vinci; “Sagrada Família”, de Michelangelo; e “O Sacrifício de Isaac”, de Caravaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário